sábado, 19 de janeiro de 2013

"RITA LEE"


Paulistana descendente de americanos e italianos, estudou piano clássico com a professora Magdalena Tagliaferro mas logo abandonou a música erudita, passando a tocar bateria em festas do colégio durante a adolescência. Mais tarde aprendeu a tocar baixo, criou um conjunto vocal feminino e, em meados dos anos 60 conheceu os irmãos Arnaldo e Sérgio Dias Baptista, com quem formou um dos grupos mais importantes para o rock brasileiro, Os Mutantes.

Lançou um disco solo em 1970 ("Build Up"), mas permaneceu com Os Mutantes até o fim de 1972, quando se desligou permanentemente do grupo. Seguiu-se um período de reclusão, do qual saiu com a banda Tutti-Frutti, que gravou sucessos como "Ovelha Negra", "Agora Só Falta Você", "Esse Tal de Roque Enrow", "Miss Brasil 2000" e "Jardins da Babilônia". Em 1976, cumpriu um ano de prisão domiciliar por porte de maconha, gravando em seguida o compacto "Doce de Pimenta" com Elis Regina e participando da turnê e do disco "Refestança" com Gilberto Gil.

Depois de complicações com suas bandas passou a gravar com o marido, o guitarrista Roberto de Carvalho, e da união saíram grandes hits, como "Mania de Você" (79), "Lança Perfume" (80, "Saúde" (81), "Flagra" (82), "On The Rocks" (83), que apresentavam outra faceta da compositora Rita Lee, destacando-se ora como boa "popeira" ora como boa baladeira. Na década de 80 rumores sobre sua saúde abalaram a carreira da cantora, e problemas pessoais a mantiveram afastada dos palcos por algum tempo.

Voltou à cena em 1985 com "Rita e Roberto" e dois anos depois "Flerte Fatal" não foi bem-aceito pela crítica, o que desencadeou uma crise na dupla. Passou um tempo trabalhando em cinema e televisão, como atriz e apresentadora. Em 1990 teve ótima vendagem com seu CD "Bossa'n'Roll", acústico. Cinco anos depois fez o show de abertura dos Rolling Stones no Brasil. Em 1997 foi a homenageada do prêmio Sharp de música e lançou outros discos no fim da década de 90, excursionando por todo o Brasil. Outros de seus sucessos foram "Mamãe Natureza", "Menino Bonito", "Ando Jururú", "Arrombou a festa", "Baila Comigo", "Chega Mais", Cor-de-rosa Choque", "Desculpe o Auê", "Caso Sério", "Bwana" e "Orra Meu".

Em 1998 gravam o platinado "Acústico MTV", onde além de nova releitura de seus maiores sucessos, conta também com convidados especiais como Milton Nascimento, Titãs, Paula Toller e Cássia Eller. E em 2000, volta ao bom e velho rock'n'roll, lançando "3001", produzido por Roberto de Carvalho, que em novembro de 2001 é contemplado com o Grammy Latino na categoria "melhor disco de rock". Em janeiro de 2002, estreou a turnê do show "Yê Yê Yê de Bamba", baseada no disco "Aqui, Ali, em Qualquer Lugar", um disco de releituras bem autênticas de canções dos Beatles. A turnê percorreu todo o Brasil e alguns países da América Latina com grande sucesso.

Em outubro de 2003, Rita Lee lança 'Balacobaco'. O disco, produzido por Roberto de Carvalho, é composto por 11 faixas inéditas incluindo "Amor e Sexo", um hit radifônico, parceria da cantora com Roberto de Carvalho, e com o jornalista e cineasta Arnaldo Jabor. Depois do bem-sucedido “Balacobaco”, Rita lança “MTV ao vivo”, com Roberto de Carvalho, assinando a produção e arranjos, além de sua presença nas guitarras e no vocal durante o show. Gravado em São Paulo, em agosto de 2004, pela EMI Music, o disco conta ainda com a presença de Pitty e Zélia Duncan, além de uma regravação de “Lucy In The Sky With Diamonds” e uma versão de “I Wanna Be Sedated” (“Eu quero ser sedado”), dos Ramones.


Nenhum comentário:

Postar um comentário