sábado, 15 de outubro de 2011

"MAGAZINE"


Depois de iniciar uma cena totalmente underground na capital paulista, Kid Vinil formou um grupo: o Verminose, que se adaptaria mais tarde às necessidades da indústria fonográfica, mudando o nome para Magazine.
“Foi o início da new wave. Gravamos o compacto de “Sou Boy”,
que tocou em todos os lugares e vendeu 100 mil cópias.
Uma vendagem significativa para um compacto com duas músicas”, disse.
O Magazine se tornou um dos principais grupos da Warner para gravar compactos.
No início da década de 80, as gravadoras testavam os novos grupos de rock com lançamentos de singles. A Warner Music adotou o sistema com bandas como Ultraje a Rigor, Ira!, Titãs, Kid Abelha e os Abóboras Selvagens e outros.
Funcionava como uma avaliação para a gravação do primeiro LP.
“Depois do primeiro single, fizemos “Tic Tic Nervoso”, que repetiu o sucesso.
Na época começamos a participar de todos os programas de auditório e tocar pelo Brasil. Em seguida, o Caetano Veloso pediu para gravarmos uma música que ele compôs”.

Com o grande sucesso do Magazine, a banda new wave começou a chamar a atenção do tropicalista Caetano Veloso. Ele telefonou para a gravadora afirmando que gostaria que o “cantor de Sou Boy” fizesse uma versão para a canção “Comeu”, composta para o disco “Velô”. “Foi uma surpresa muito grande. O Caetano disse que minha voz combinava com a canção. Ele só fez uma exigência. Para gravarmos, teríamos que incluir o saxofonista de seu grupo, o Zé Luís. A idéia foi genial.
O sax enriqueceu bastante a música, que foi encomendada para ser
abertura da novela A Gata Comeu”.
Além de fazer parte da trilha sonora da novela global, a música ainda resultou no quarto compacto da banda, com “Comeu” no lado A e “Crucial”
(faixa instrumental de “Comeu”) no lado B. “Nessa época participamos de todos os programas de TV. Tocamos até no Balão Mágico”, diz o cantor.
Tudo caminhava da maneira como uma nova banda brasileira do início da década de 80 gostaria que fosse. O lançamento de quatro compactos bem recebidos pelo público deu prestígio à banda. Com o sucesso, a Warner começou a pressionar o Magazine para lançar mais um hit. “Foi quando os desentendimentos apareceram no grupo.
É difícil compor sucessos sobre pressão. Após fazer o primeiro disco, a gravadora argumentou que não tinha uma música de trabalho. Não conseguia fazer música sob encomenda. A pressão foi tão grande que a banda começou a
ter dificuldade para criar”, disse.
Segundo Kid, a difícil relação entre a gravadora e a banda foi o
principal motivo da separação do Magazine.




Nenhum comentário:

Postar um comentário